quinta-feira, 9 de abril de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - ETAPA 2 - CADERNO II



PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA ORIENTADORA: EVANYLMA SANTOS DE LUNA BRITTO
CURSISTAS:  Auselita dos Santos, Cícera Pereira, Edilene Ribeiro, Jurema Freire, Maria Rosinete, Rosana do Espírito Santo.

Uma compreensão mínima de outras disciplinas se faz necessário para fazermos esta ponte da interdisciplinaridade, na realidade como o próprio texto destacou estamos tomando algo emprestado não para tornar expertise em todas as áreas, mas como ferramenta relevante para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Segundo Japiassu, a interdisciplinaridade corresponde a uma nova etapa do desenvolvimento do conhecimento, exigindo que as disciplinas, por meio de uma articulação constante, fecundem-se reciprocamente. (1992, p. 88)
Acreditamos que todos os conteúdos de nosso componente curricular podem se adequar com potencial para uma ação interdisciplinar. Podemos trabalhar em muitos temas e propiciar a interdisciplinaridade por meio de práticas curriculares inventivas, repensando as fronteiras disciplinares, sem pretensão de anulá-las. Contudo, vale ressaltar que colocar em prática a interdisciplinaridade exige mudanças metodológicas na condução de atividades pedagógicas para que ela aconteça de forma contextualizada, e em consonância com as disciplinas do currículo escolar. “Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, pág. 88)”.


REFLEXÃO E AÇÃO, p.44
ETAPA II, CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS
PROPOSTAS DE AÇÃO
CURSISTAS: Jurema Freire Santana, Cícera Pereira, Auselita dos Santos Coelho, Maria Rosinete Bezerra da Silva, Edilene R. C. Torres, Rosana do Espírito Santo.
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Evanylma Santos de Luna Britto


PROPOSTA DE AÇÃO 1
TEMA: A qualidade dos alimentos consumidos
Objetivo: verificar os hábitos alimentares dos alunos do ensino Médio do colégio estadual Helena Celestino Magalhães.
1-Procedimentos: fazer uma planilha e anotar durante 07 dias, ou seja, de domingo a sábado, o que eles ingerem nas principais refeições; café da manhã, almoço e jantar.
2-Orientar e sugerir pesquisa bibliográfica sobre a temática

3-Mostrar resultados das planilhas em gráficos nos murais ou em banners para conhecimento de toda comunidade escolar.

4- Promover um debate paraconduzir os alunos a relacionar questões econômicas, culturais, ambientais, filosófica e sociológica com à alimentação.
5-Convidar profissional da área de nutrição e saúde para falar sobre a importância de uma alimentação saudável.


 Click no link abaixo para ver as outras ações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário