QUEM SOMOS NÓS


                
        Somos professores  , cursistas do programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio que tem como objetivo  promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio.Escolhemos a ferramenta tecnologia o Blog  para fazermos nosso Portfólio, esse que tem  como objetivo  registrar nossas atividades que são realizadas em grupos divididos por área nas  Atividades Complementares (AC) .  E também para a avaliação dos participantes do curso pela  orientadora.A ideia do portfólio partiu dos coordenadores do Instituto Anísio Teixeira (IAT) que dispõe da sua plataforma online para nos orientar.  
                 
    “Portfólio de evidências de aprendizagens é uma coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos produzidos pelos alunos ao longo de um dado período de tempo, e que procura evidenciar os  diversos componentes do seu desenvolvimento (cognitivo), metaconignitivo, moral, afetivo...) e do seu percurso escolar”. Essas evidências incluem todas as áreas do programa, os diferentes modos  de trabalho, as oportunidades de aprendizagem criadas, o envolvimento dos alunos e dos pais. Utilizando as palavras de Sá-Chaves (1998:1940), é como se fosse “uma longa carta, sempre enviada a si própria e ao formador ( professor) e também sempre desenvolvida, porém, sempre enriquecida  por uma nova informação.”

( Correio da Educação – Suplemento- Novembro de 2000 )
                                                  
     "O Portfólio é um instrumento de construção de conhecimentos no processo - aprendizagem.É uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, que se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações.Já é usado há mais de 20 anos, em cerca de mil universidades, em todo o mundo."
                                              (Elizabeth Shores e Cathy Grace -Manual de Portifólio - 2011)




Um comentário:

  1. A cada encontro ,discutimos sobre as novas teorias e práticas.A ação de pensar em teoria e prática é fundamental para o processo de formação.

    ResponderExcluir