Somos professores , cursistas do programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio que tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio.Escolhemos a ferramenta tecnologia o Blog para fazermos nosso Portfólio, esse que tem como objetivo registrar nossas atividades que são realizadas em grupos divididos por área nas Atividades Complementares (AC) . E também para a avaliação dos participantes do curso pela orientadora.A ideia do portfólio partiu dos coordenadores do Instituto Anísio Teixeira (IAT) que dispõe da sua plataforma online para nos orientar.
“Portfólio de evidências de
aprendizagens é uma coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos
produzidos pelos alunos ao longo de um dado período de tempo, e que procura
evidenciar os diversos componentes do
seu desenvolvimento (cognitivo), metaconignitivo, moral, afetivo...) e do seu
percurso escolar”. Essas evidências incluem todas as áreas do programa, os
diferentes modos de trabalho, as
oportunidades de aprendizagem criadas, o envolvimento dos alunos e dos pais.
Utilizando as palavras de Sá-Chaves (1998:1940), é como se fosse “uma longa
carta, sempre enviada a si própria e ao formador ( professor) e também sempre
desenvolvida, porém, sempre enriquecida
por uma nova informação.”
( Correio da Educação – Suplemento- Novembro de 2000 )
"O Portfólio é um instrumento de construção de conhecimentos no processo - aprendizagem.É uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, que se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações.Já é usado há mais de 20 anos, em cerca de mil universidades, em todo o mundo."
(Elizabeth Shores e Cathy Grace -Manual de Portifólio - 2011)
(Elizabeth Shores e Cathy Grace -Manual de Portifólio - 2011)
A cada encontro ,discutimos sobre as novas teorias e práticas.A ação de pensar em teoria e prática é fundamental para o processo de formação.
ResponderExcluir