PROJETO INTERDISCIPLINAR
DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
“CONHECIMENTO E MOVIMENTO:
BONS HÁBITOS ALIMENTARES
E ATIVIDADES FÍSICAS SISTEMÁTICAS: NUMA PERSPECTIVA DE VIDA SAUDÁVEL”
INTRODUÇÃO
Por
entender que a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades
físicas sistemáticas são estratégias para a promoção da saúde e que esta deve
ser tema na educação, o Ministério da Educação publicou no final da década de
1990 dentre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o PCN-Saúde. O
documento afirma que os conteúdos referentes à saúde devem estar presentes no
currículo escolar com cunho interdisciplinar e transversal, considerando todos
os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no
dia-a-dia da escola, extrapolando a perspectiva meramente biológica (BRASIL,
1997).
Na
perspectiva de integrar ações de alimentação e educação, outros documentos
oficiais apontam para a necessidade de que a escola trabalhe o tema Alimentação
e Nutrição de forma transversal e interdisciplinar, conforme preveem o Programa
Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, o Programa Nacional de Alimentação
Escolar através da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução FNDE nº 38/2009 e a
Portaria Interministerial 1.010/2006.
PROJETO
INTERDISCIPLINAR – MATEMÁTICA
Profº José Malta e Profº Lindomar
“Nosso lixo”
INTRODUÇÃO:
Esta proposta de projeto de
ensino e aprendizagem tem por finalidade expandir o conhecimento do aluno sobre
o lixo que produzimos no decorrer de nossas vidas. Trazendo como base o ensino
de Matemática e interagindo com outras disciplinas, obtém-se uma nova visão de
como lidamos com o meio ambiente juntamente com tudo que consumimos. De acordo
com a concepção de sustentabilidade é de suma importância convidar o aluno a
ter um posicionamento crítico de idéias e atitudes sobre o assunto. O aluno
necessita associar a quais reflexos estamos expostos vivendo em um mundo
consumista e totalmente voltado para a economia de mercado.
Leia o projeto na íntegra:
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