PACTO DO ENSINO MÉDIO





O projeto Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo articular as ações parceiras da SEE/MG (Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais) – Programa Reinventando o Ensino Médio em decorrência da adesão dessa rede de ensino ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio implementado pela SEB/MEC (Secretaria de Educação Básica – Ministério da Educação e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Tal projeto busca promover um processo formativo que valorize e envolva os professores da Rede Estadual do Ensino Médio em Minas Gerais, além de gestores e equipes pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação de MG, contribuindo assim, para a melhoria de qualidade deste nível de ensino.
Para a realização desta formação estão envolvidas seis universidades mineiras composta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) cada uma delas sendo responsável pela formação de professores das escolas estaduais de Minas Gerais
Leia os objetivos e conheça o público alvo do projeto:


O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio constitui-se em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, intermediada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).
Na Bahia, o Pacto funda seus pilares ancorando na política de Formação continuada de professores da Secretaria da Educação do estada, reconhecendo a escola como lócus de formação, valorizando e ressignificando o Projeto Político Pedagógico da escola e o espaço da Atividade Complementar (AC) como instrumentos do planejamento, execução e aprimoramento da práxis docente.

2 comentários:

  1. Águida Regina Freitas Mariano, Florisvanda Magalhães de Souza, Jeanne Carvalho Santos Ribeiro.8 de abril de 2015 às 06:47

    As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 2012) apontam para a centralidade dos jovens estudantes como sujeito do processo educativo. Nesta perspectiva, o pacto pelo Ensino Médio tem como propósito fornecer aos professores mais subsídios, conhecimentos a fim de aprimorar o ofício de educar e compreender o jovem no contexto das transformações sociais, contemporâneas e das inúmeras opções de caminhos existentes para a vivência do seu tempo, tornando-se protagonista na produção do seu conhecimento e da sua própria história. Sendo assim, tal proposta sugere a valorização, numa perspectiva multicultural da vida em sociedade, com todas as suas diversidades.

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  2. Concordo com vocês. O programa promove a melhoria da qualidade do Ensino Médio através do estudo dos cadernos que trazem temas atuais sobre um novo olhar para o Ensino Médio, entre eles, a questão da juventude no contexto das transformações sociais, apresentando-nos uma visão nova de ver essa juventude, não mais como um problema a resolver, mas como um desafio pela busca da compreensão a respeito do que significa ser jovem e estudante em nossos dias.

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