CADERNO III - ETAPA II – CIÊNCIAS DA NATUREZA
REFLEXÃO E AÇÃO (Pág.21)
PARTICIPANTES: Eliane Maria
Feitosa, Helena Dantas, Jurema Freire, Maria do Perpétuo Socorro Braga,
Lindomar de Sousa.
PROFESSORA ORIENTADORA:
EVANYLMA SANTOS DE LUNA BRITTO
O grupo concordou com a maior parte das colocações, devemos
levar os alunos a pensar e não somente a decorar fórmulas e conceitos prontos,
temos que levar em consideração também o conhecimento que o aluno traz de casa,
do seu cotidiano e os conhecimentos acerca da tecnologia, assim, ao planejarmos
nossas aulas devemos inserir atividades onde aluno e conteúdos interajam, e nós
possamos mediar essa interação e interagir também.
Para termos na ciência um ensino eficiente é necessário
promover uma discussão analisando seus resultados, discutir seu significado
demonstrando propostas alternativas, levando em conta fatores que promovam a
investigação e o interesse do mesmo no cotidiano. É preciso aplicar a prática às
teorias, tendo que criar situações para que haja experimentos em situações
adversas de trabalho, permitir o promover a possibilidade do pensar cientifico
atrelado aos conhecimentos. Tem que
relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano a
sua experiências, não existe pratica sem teoria, a ciência está em constante
transformação, é dever de o professor apresentar e analisar a evolução da
ciência para uma melhor compreensão do alunado.
Infelizmente nossas escolas não têm acompanhado esta evolução
tecnológica, mas precisamos nos adequar para motivar os alunos, pois muitos
deles têm este acesso e age diferente a captação deste conhecimento. Um bom
planejamento considerando todos esses aspectos vem tornar menos chata a
disciplina que para os alunos é enfadonha.
an","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 115%;">
REFLEXÃO
E AÇÃO, p.41
ETAPA
II, CADERNO III – CIÊNCIA DA NATUREZA
PROJETO
INTERDISCIPLINAR: “ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR”
CURSISTAS:
Helena Dantas da Silva, Eliane Maria Feitosa Siqueira, Maria do Perpétuo
Socorro Braga
ORIENTADORA
DE ESTUDOS: Evanylma Santos de Luna Britto
JUSTIFICATIVA
Tem–se
observado, com frequência, o descuido com relação ao uso de água, no ambiente
escolar. Dessa forma, suscitou-se a ideia da realização de atividades
pedagógicas que possam envolver os estudantes e funcionários, na perspectiva de
corrigir os referidos hábitos.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar
aos educandos, situações que possam sensibilizá-los em relação ao mau uso da
água no ambiente escolar, proporcionando,
assim, a realização de atividade, voltadas para a solução do problema
apresentado.
OBJETiVOS ESPECIFICOS
·
Sensibilizar, previamente, a clientela
escolar, acerca do projeto a ser vivenciado;
·
Realizar leitura de textos que tratem da
importância da preservação da água;
·
Promover discussões com os alunos sobre o tema
em estudo;
·
Executar ações que possam evitar o
desperdício da água, no ambiente escolar;
·
Dimensionar a quantidade de água desperdiçada
em situações de gotejamento;
·
Produzir textos tabelas, gráficos, cartazes e
panfletos sobre a importância da água;
METODOLOGIA
Envolver
a comunidade escolar acerca do projeto a ser vivenciado, como forma de
divulgação da finalidade nele proposta.
AÇÕES
·
Selecionar materiais didáticos que serão
utilizados;
·
Registrar através de fotografia ou filmagem o
problema detectado;
·
Realizar debates para reflexão
do problema detectado;
·
Socializar os registros feitos no ambiente
escolar.
RECURSOS
Câmera fotográfica ou filmadora, projetor de
imagens, micro-system, folha sulfite, cartolina, papel dupla face, pinceis,
canetas, cola, sucatas, microfone, caixa de som, fita adesiva e outros.
AVALIAÇÃO
Será
feita através da realização adequada das atividades propostas, bem como dos
sinais de mudança, em relação aos hábitos anteriores.
CULMINÂCIA
Exposição
dos trabalhos realizados durante a vivência do projeto e apresentações
culturais.
Concordo inteiramente com vocês queridos professorerseducação neste pais tem que evoluir, para que possamos ter mais dignidade erm nossos jovens também.
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