quinta-feira, 9 de abril de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - ETAPA 2 - CADERNO III



CADERNO III - ETAPA II – CIÊNCIAS DA NATUREZA
REFLEXÃO E AÇÃO (Pág.21)


PARTICIPANTES: Eliane Maria Feitosa, Helena Dantas, Jurema Freire, Maria do Perpétuo Socorro Braga, Lindomar de Sousa.

PROFESSORA ORIENTADORA: EVANYLMA SANTOS DE LUNA BRITTO


O grupo concordou com a maior parte das colocações, devemos levar os alunos a pensar e não somente a decorar fórmulas e conceitos prontos, temos que levar em consideração também o conhecimento que o aluno traz de casa, do seu cotidiano e os conhecimentos acerca da tecnologia, assim, ao planejarmos nossas aulas devemos inserir atividades onde aluno e conteúdos interajam, e nós possamos mediar essa interação e interagir também.
Para termos na ciência um ensino eficiente é necessário promover uma discussão analisando seus resultados, discutir seu significado demonstrando propostas alternativas, levando em conta fatores que promovam a investigação e o interesse do mesmo no cotidiano. É preciso aplicar a prática às teorias, tendo que criar situações para que haja experimentos em situações adversas de trabalho, permitir o promover a possibilidade do pensar cientifico atrelado aos conhecimentos. Tem que relacionar e exemplificar sempre que possível  o conteúdo ao cotidiano a sua experiências, não existe pratica sem teoria, a ciência está em constante transformação, é dever de o professor apresentar e analisar a evolução da ciência para uma melhor compreensão do alunado.
  
Infelizmente nossas escolas não têm acompanhado esta evolução tecnológica, mas precisamos nos adequar para motivar os alunos, pois muitos deles têm este acesso e age diferente a captação deste conhecimento. Um bom planejamento considerando todos esses aspectos vem tornar menos chata a disciplina que para os alunos é enfadonha. 
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REFLEXÃO E AÇÃO, p.41
ETAPA II, CADERNO III – CIÊNCIA DA NATUREZA
PROJETO INTERDISCIPLINAR: “ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR”
CURSISTAS: Helena Dantas da Silva, Eliane Maria Feitosa Siqueira, Maria do Perpétuo Socorro Braga
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Evanylma Santos de Luna Britto


JUSTIFICATIVA
Tem–se observado, com frequência, o descuido com relação ao uso de água, no ambiente escolar. Dessa forma, suscitou-se a ideia da realização de atividades pedagógicas que possam envolver os estudantes e funcionários, na perspectiva de corrigir os referidos hábitos.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos educandos, situações que possam sensibilizá-los em relação ao mau uso da água no ambiente escolar, proporcionando, assim, a realização de atividade, voltadas para a solução do problema apresentado.
OBJETiVOS ESPECIFICOS
·         Sensibilizar, previamente, a clientela escolar, acerca do projeto a ser vivenciado;
·         Realizar leitura de textos que tratem da importância da preservação da água;
·         Promover discussões com os alunos sobre o tema em estudo;
·         Executar ações que possam evitar o desperdício da água, no ambiente escolar;
·         Dimensionar a quantidade de água desperdiçada em situações de gotejamento;
·         Produzir textos tabelas, gráficos, cartazes e panfletos sobre a importância da água;
  
METODOLOGIA
Envolver a comunidade escolar acerca do projeto a ser vivenciado, como forma de divulgação da finalidade nele proposta.
AÇÕES
·         Selecionar materiais didáticos que serão utilizados;
·         Registrar através de fotografia ou filmagem o problema detectado;
·         Realizar debates para  reflexão  do problema detectado;
·         Socializar os registros feitos no ambiente escolar.
RECURSOS
Câmera fotográfica ou filmadora, projetor de imagens, micro-system, folha sulfite, cartolina, papel dupla face, pinceis, canetas, cola, sucatas, microfone, caixa de som, fita adesiva e outros.
AVALIAÇÃO
Será feita através da realização adequada das atividades propostas, bem como dos sinais de mudança, em relação aos hábitos anteriores.
CULMINÂCIA

Exposição dos trabalhos realizados durante a vivência do projeto e apresentações culturais.

Um comentário:

  1. Concordo inteiramente com vocês queridos professorerseducação neste pais tem que evoluir, para que possamos ter mais dignidade erm nossos jovens também.

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