quinta-feira, 9 de abril de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - ETAPA 2 - CADERNO IV





No filme “O Enigma de Kaspar Hauser” observamos algumas relações entre a linguagem e a construção da sociedade, o grande problema de Kaspar Hauser está atrelado ao cativeiro, uma vez que  seu estado de solidão e total privação de convívio social fizeram com que não tivesse acesso a conhecimentos lingüísticos que é essencial para o crescimento intelectual  de um ser. O filósofo grego Aristóteles dizia que o homem é um ser político por natureza. Fora da vida em sociedade ou ele seria uma espécie de Deus ou de idiota. O caso de Kaspar Hauser representa essa última hipótese e comprova a tese do peripatético. O jovem alemão, longe de ser um Deus, era, em vista dos padrões sociais da época, um tremendo idiota: não falava, não expressava sentimentos e não interagia socialmente.
            Com toda essa problemática ele consegue após a saída do cativeiro, aprender a andar a reproduzir seu nome, pronunciar palavras com  o auxílio do espelho, aprender música e encanta-se com a melodia do piano. Ao jovem Kaspar Hauser foi imposto a priori a repetição de sons, de objetos e traquejo social. Momentos mais tarde, em discussão com religiosos foi imposto a acreditar em que Deus criara tudo do nada. Porém, o mesmo munido de inocência retrucou aos religiosos que era necessário melhorar a sua prática de leitura e escrita, para poder compreender melhor o mundo. Quanto à reprodução isso os habilitava nas mudanças sociais, quanto ao comer, andar e ouvir música, mas se sentia cansado de aprender coisas que para ele era difícil. Isto nos faz crer o quanto a linguagem e a cultura é importante para o desenvolvimento psicológico do indivíduo, e quando privado destas, as conseqüências são danosas, pois a linguagem nos oferece um leque de opções e mudanças e reescreve a história de nossas vidas.
            No segundo momento do filme,   temos a desmistificação dessa tese, onde o jovem é adotado e passa por um processo pedagógico rigoroso. Quase como um objeto de estudo científico, o mesmo passa a ser educado nas mais diversas áreas do saber, desde as práticas, como a jardinagem, até mais abstratas como a filosofia, lógica e teologia. O jovem, que até então não sabia o mínimo dos códigos linguísticos, desenvolve as aptidões necessárias para a vida em sociedade.
Kaspar Hauser, mesmo após o processo de letramento e de formação, ainda não compreendia alguns temas, seja porque fosse incompreensível, como Deus, natureza humana e sentimentos. Assim, aquele jovem que fora formado tardiamente, se via depressivo e nostálgico de um estado natural, no qual não havia preocupações, mas sim, contemplação das coisas em sua simplicidade.
Sendo assim, fazendo uma ligação entre o relato do filme e o cotidiano escolar, percebemos que se faz necessário fazermos algumas reflexões a cerca do tema abordado, pois os mesmos apontam para o paradigma de uma educação plural e integral do indivíduo.

Assista ao filme :



                                        Reflexão em Ação


    Atividade interdisciplinar e as linguagens nas dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia entrelaçadas com um tema de interesse dos jovens de Ensino Médio. 


        A Revista Veja – Edição: 2346 -06/11/2013, encontrada no acervo digital da revista no link:http://acervoveja.digitalpages.com.br/home.aspx traz na capa a seguinte manchete principal :“A estética do Risco”,  tema importante para discutir com os alunos através da leitura que pode ser feitas em seus tablets , se tiverem , coletivamente no laboratório da escola , ou através de vídeo feito pelo próprio professor .Assim , eles poderão observar o padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e mulheres  e esse padrão, muitas vezes,  pode trazer riscos para vida deles.
         Mas atividade primeira a ser feita não seria essa. Primeiramente, seria necessário folhear a revista e junto com eles descobrir os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de outras áreas, para que eles analisem a revista em diversas perspectivas, passando tanto pelo conteúdo, como pela identificação dos gêneros textuais predominantes, os efeitos de sentidos procurados, o uso das imagens, o desenho, organização etc.
         Os conhecimentos mais valiosos que poderíamos incrementar em nosso currículo e que são importantes para alcançarmos um ensino voltado para o trabalho, cultura, ciência e tecnologia , são as informações que servirão  de base para que os alunos entendem para que serve uma revista, como fazer uma revista, quem é seu público-alvo, identificar seus gêneros textuais compreendendo o seu objetivo, etc.
        O interessante mesmo é fazer com que os alunos em grupos criem uma revista online ou impressa, dividindo as tarefas para cada um, por isso é que importante conhecer a organização do suporte revista e sua relação com o público-alvo, assim como os gêneros textuais encontrados nesse suporte. Ao realizar o processo de criação de uma revista, o professor vai perceber que os conhecimentos das outras áreas serão importantes para efetividade do projeto, possibilitando assim, a interdisciplinaridade.

      Os seguintes links poderão ajudar os alunos na criação da revista online:

Atividade completa:






Para desenvolvermos uma metodologia que valorize o trabalho, cultura, ciência e tecnologia, faz-se necessário ter uma visão mais abrangente para que possamos colocar em prática nosso papel de agente político do saber em prol do desenvolvimento humano. A prática, a pedagogia e a abordagem filosófica, devem andar em consonância para que nossos ideais se tornem uma realidade. Diante de novos horizontes que vão se abrindo no mundo da tecnologia, é crucial fazermos uma reflexão sobre o que fazemos aliada à problematização acerca do modo como fazemos e do por que fazemos e da forma como fazemos.

           Partindo desse pressuposto é que vamos percebendo que o perfil do professor dessa nova era, é de pesquisador, inovador e conhecedor das novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC,assim também como criador das novas metodologias.

         “O novo ensino médio, nos termos da Lei, de sua regulamentação e encaminhamento, deixa, portanto de ser apenas preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir a responsabilidade de completar a educação básica. Em qualquer de suas modalidades, isso significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, seja no eventual prosseguimento dos estudos, seja no mundo do trabalho.” (Portal Mec). Ao elaborarmos uma atividade, devemos pensar em várias possibilidades de esse assunto ser assimilados pelos alunos, como por exemplo, “a prática de um esporte, a escrita de um e- mail, a ação de fotografar e expor essa fotografia são formas de produção de sentidos que se dão como linguagens. O conhecimento sobre a organização e o uso crítico das diferentes linguagens. Diz respeito às diversas possibilidades de uso das linguagens em práticas sociais, que quando chegam ao estudante de forma significativa, possibilitam uma ampliação de saberes relativos à produção de identidades, das relações sociais e da própria realidade. “(Pacto do Ensino Médio-Etapa II Caderno 4)


  “O nosso saber é o sentido que damos à realidade observada e sentida num dado momento. Existe no tempo, como uma paragem, uma etapa. Está em constante transformação, em perpétuo movimento, tal como uma sinfonia inacabada”. Barth , (apud FIORENTINI; SOUSA Jr.; MELO).


Orientadora: Envanylma S. de Luna Brito
Professores: Águida Regina F. Mariano
                      Alessandra Batista
                      Eralda Pereira da Cruz
                      Florisvânia M. de Souza
                      Iris Carla Diniz
                      Jeanne Carvalho  S. Ribeiro
                     Márcio Willians de A. Souza
                                                                    
Bibliografia
 Pacto do Ensino Médi
Etapa II - Caderno IV
Linguagens
Curitiba
Setor de Educação da UFPR - 2013




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