quinta-feira, 9 de abril de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - ETAPA 2- CADERNO V

  


PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA ORIENTADORA: EVANYLMA SANTOS DE LUNA BRITTO

CURSISTA:  JOSÉ MALTA E LINDOMAR DE SOUZA MENEZES

A partir da reflexão proposta na atividade e nas unidades anteriormente estudadas,  chegamos a conclusão que é importante a definição de critérios para se desenvolver um trabalho integrado, desde o planejamento até a próprio processo de ensino-aprendizagem.
Com a análise de todo contexto que envolve o “Homem Vitruviano”, e fazendo um parâmetro com matemática e as outras disciplinas, enfatizamos alguns pontos. A primeira percepção foi sobre a representação que o Homem Vitruviano faz do movimento renascentista, ele representa a perfeita simetria entre o home e o universo, sendo assim nos faz refletir sobre a interdisciplinaridade, a integração das áreas de conhecimento com o universo no qual estamos envoltos. A segunda percepção quando olhamos para a imagem do homem Vitruviano, é a que nos remonta na tela mental a nossa potencialidade e capacidade de realização, ou seja, tudo que queremos realizar em termos de aprendizagem, desde que planejemos, podemos realizar e criar mecanismos e estratégias para inovarmos nosso planejamento. O próprio Pacto pelo Ensino Médio é uma forma de resignificação do nosso planejamento onde interagimos com todas as áreas, onde antes não existia essa interação, essa Interdisciplinaridade.


PROJETO INTERDISCIPLINAR – MATEMÁTICA

Profº José Malta e Profº Lindomar

“Nosso lixo”

INTRODUÇÃO:
Esta proposta de projeto de ensino e aprendizagem tem por finalidade expandir o conhecimento do aluno sobre o lixo que produzimos no decorrer de nossas vidas. Trazendo como base o ensino de Matemática e interagindo com outras disciplinas, obtém-se uma nova visão de como lidamos com o meio ambiente juntamente com tudo que consumimos. De acordo com a concepção de sustentabilidade é de suma importância convidar o aluno a ter um posicionamento crítico de idéias e atitudes sobre o assunto. O aluno necessita associar a quais reflexos estamos expostos vivendo em um mundo consumista e totalmente voltado para a economia de mercado.

Leia o projeto na íntegra:




Nenhum comentário:

Postar um comentário