terça-feira, 31 de março de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO IV






NOSSAS ATIVIDADES


O Ponto De Mutação (legendado PT) - Full version



        Filme Ponto de mutação – Original: Mindwalk (1990) – roteiro de Floyd Byars e Fritjof Capra, dirigido por Bernt Amadeus Capra. Adaptação cinematográfica do livro Ponto de Mutação , do físico Fritjof Capra, que reflete sobre as problemáticas da sociedade contemporânea colocando em questão o paradigma reducionista/cartesiano — que orienta uma visão de mundo mecanicista e fragmentada — a ser vencido por novos paradigmas que possibilitem uma visão mais sistêmica da realidade humana.
        O filme é um convite para repensar não só as ciências e suas formas de produção, como também a visão fragmentada do conhecimento, praticada no cotidiano escolar.
Após assistirem ao filme, estimulados para pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam o texto abaixo e procurem outras fontes de informação. “Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora” No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272. A referida legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios:  promover o acesso universal à alimentação adequada:
·         Estruturar sistemas justos, de base agroecológica e sustentáveis de produção.
·         Extração, processamento e distribuição de alimentos.
·         Instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humanos à alimentação adequada
·         Ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais
·         Fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional.
·         Promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito internacional;
·         Promover o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos (p. 15-16).
                            O ENSINO MÉDIO E A FORMA SISTÊMICA DE PENSAR
          O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas
        No mundo moderno, cada vez mais se observa a necessidade de novas maneiras de ensinar, pensar e agir. Um entendimento a respeito da mudança vem sendo construído pelo estudo e pela experiência juntamente com o Pensamento Sistêmico, que implica numa maneira distinta de enxergar as comunidades humanas e como elas mudam de fato. Dessa forma, fica mais claro enxergar essas comunidades de uma maneira alternativa à mecanicista, onde elas surgem como organismos vivos, como sistemas humanos, essencialmente políticos e culturais, como cérebros, ou como fluxo de transformação contínua (ANDRADE et al., 2006).
      Quando desistirmos dessa ilusão (de um mundo fragmentado, sem conexão), poderemos construir as “organizações que aprendem”, organizações nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas (SENGE, 1999, p.37).





PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

“CONHECIMENTO E MOVIMENTO:

BONS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADES FÍSICAS SISTEMÁTICAS: NUMA PERSPECTIVA DE VIDA SAUDÁVEL”

INTRODUÇÃO

Por entender que a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas sistemáticas são estratégias para a promoção da saúde e que esta deve ser tema na educação, o Ministério da Educação publicou no final da década de 1990 dentre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o PCN-Saúde. O documento afirma que os conteúdos referentes à saúde devem estar presentes no currículo escolar com cunho interdisciplinar e transversal, considerando todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola, extrapolando a perspectiva meramente biológica (BRASIL, 1997).
Na perspectiva de integrar ações de alimentação e educação, outros documentos oficiais apontam para a necessidade de que a escola trabalhe o tema Alimentação e Nutrição de forma transversal e interdisciplinar, conforme preveem o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, o Programa Nacional de Alimentação Escolar através da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução FNDE nº 38/2009 e a Portaria Interministerial 1.010/2006.


Veja os comentários sobre o filme:

Um comentário:

  1. O filme“ O Ponto de Mutação“ nos faz refletir sobre a contribuição que as várias ciências podem colaborar para construção do conhecimento e para superarmos a visão fragmentada do ensino das disciplinas.Otimizando a proposta de trabalharmos projetos interdisciplinares para colocarmos em prática os novos paradigmas da educação.

    ResponderExcluir