terça-feira, 31 de março de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO III



NOSSAS ATIVIDADES

1-    As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?” Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.






2-  Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento: 1) Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/ CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/2012 disponíveis em: ; 2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM. 3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas? 4) Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.







3-Leia atentamente o quadro abaixo FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral; – Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal; – Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo; – Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios; – Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas; – Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física; – Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural. FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005. Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor? Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.














4-Faça a leitura da proposta curricular  do Ensino Médio, seus sujeitos e a formação humana integral da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta. 2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; – sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. 3. Sistematize as conclusões e socialize seus registros em redes virtuais interativas.






CURRÍCULO VIVO UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
COLÉGIO ESTADUAL HELENA CELESTINO MAGALHÃES

O currículo oferece um conjunto de diretrizes que norteiam e sistematizam para o processo ensino-aprendizagem. No entanto, o currículo deve ser compreendido em seu sentido global, o qual é composto por muito mais do que intenções e orientações pedagógicas. O currículo engloba diferentes formas de pensamento e de conhecimento, transcende os muros da escola, se faz presente na dimensão do aqui agora, mas carrega uma constituição histórica, ao mesmo tempo em que projeta a atividade/aprendizagem escolar para o futuro, com suas intenções.
Com o olhar sobre essa colocação sobre currículo escolar, os professores do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães juntamente com os alunos do Ensino Médio discutiram sobre o currículo de um modo geral, se apropriando do conceito de currículo e sua construção ao longo da Educação Brasileira.
Os alunos durante as discussões expressaram o interesse em fazer do currículo da nossa escola um currículo vivo, dinâmico, flexível e que dialogue com o dia-a-dia. Nossos alunos querem um currículo onde teoria e prática tenham uma relação.
Essa discussão não terminou, esse primeiro momento foi uma introdução a uma série de outras discussões sobre esse tema.     


Evanylma Santos de Luna Britto – Orientadora de Estudo
Professores Participantes do Pacto pelo Ensino Médio
Alunos do Ensino Médio         

Nenhum comentário:

Postar um comentário