1- A partir de sua formação —
inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com
colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por
exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia): – quais têm sido os maiores
desafios no campo da avaliação educacional? – qual sua concepção de avaliação e
como ela se constituiu na sua trajetória docente? campo da avaliação
educacional? – qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua
trajetória docente?
2-Reflexão e
Ação Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos
quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes
elementos: – Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s). – Quais
os instrumentos e procedimentos mais utilizados. – Critérios para atribuição de
notas ou conceitos e de aprovação. – Instâncias e participantes para definição
da situação de cada aluno ao final do ano letivo. – Outras observações que
considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
ATIVIDADE
CADERNO 6
COLÉGIO
ESTADUAL HELENA CELESTINO MAGALHÃES
Orientador de estudos: Evanylma Santos de Luna
Britto Veja a tabela , acessando o link abaixo:
3-Após ter
visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os
dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos: –
Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola? – O que esses dados
lhes revelam? – Como esses dados são discutidos entre os professores? – Existe,
na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e
a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas
4-Na avaliação
institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e
como têm sido utilizados seus resultados? – Existe algum tipo de atividade
voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados,
laboratórios ou espaços de diálogos? – Os alunos fazem comentários sobre o
Enem? Se afirmativo, em que perspectiva? – A organização dos planos de ensino,
de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário