segunda-feira, 30 de março de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I


1- A partir da reconstrução histórica apresentada, quais os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e quais as possibilidades de explicação para eles?


 Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/ IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para
32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?

NOSSAS ATIVIDADES



A ESCOLA QUE QUEREMOS

Link:

2 -Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

PERFIL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO

O perfil sócio econômico dos alunos do Ensino Médio, que apresentam faixa etária entre 15 a 25 anos, é um indicador importante que deve ser considerado como subsídio pela equipe da escola ao traçar uma proposta pedagógica que atenda à diversidade cultural e à realidade social dos mesmos. Nesse sentido, aplicamos um questionário de acordo com a análise dos dados, verificou-se a heterogeneidade no perfil sócio econômico das famílias. Nossos alunos de Ensino Médio residem, na sua maioria, na zona rural (anexo) e nos bairros no entorno da escola e a minoria mora no próprio bairro (sede). A maior parte apresenta renda baixa e depende de programas de assistência social como bolsa família e auxílio safra, observamos que em vista dessa realidade buscam alternativas de sustento imediato que interfere no seu processo de escolarização. Embora o anexo da escola esteja situado em um polo agrícola, e a sede num polo comercial e industrial, eles buscam o trabalho braçal para suprir uma necessidade imediata, pois não exige uma escolarização e devido às condições socioeconômicas dos pais, muitos abandonam a Escola. É preciso uma junção de equipe pedagógica, governo, pais e alunos, pois o direito à educação não é apenas à vaga garantida, e sim, a permanência e ao sucesso desse aluno para enfrentar os desafios na sociedade contemporânea.

Leia na íntegra:
http://pactoensinomdio.wikispaces.com/file/detail/PERFIL%20DO%20ESTUDANTE%20DO%20COL%C3%89GIO%20ESTADUAL%20HELENA%20CELESTINO%20MAGALH%C3%83ES.docx





3-Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante,tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.

Desafios Para O Ensino Médio
Atividade – módulo I

·        Inclusão social com exclusão do sistema de cotas, objetivando um ensino igualitário;
·        Adequação da infraestrutura às necessidades do sistema educacional direcionado às diversas modalidades de ensino;
·        Proporcionar aos profissionais de educação dedicação exclusiva com auxilio à qualificação profissional  e incentivo a pesquisa;
·        Implantação de escolas de tempo integral em todas as unidades de ensino público; escolas,social, política e ambientalmente sustentáveis.

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